Vender pelo WhatsApp, ou investir em aplicativos de entrega?

Você é dono de uma cadeia grande com diversos estabelecimentos. Seus clientes costumam frequentar com certa frequência os seus restaurantes, as coisas vão bem, mas não da forma esperada. Esse tipo de coisa acontece, você então decide abrir osseus estabelecimentos para delivery.

Você começa a pesquisar todas as possibilidades disponíveis no mercado como: app’s de delivery como iFood, Uber Eats e afins, montar um app ou site próprio ou atender os seus clientes por WhatsApp.

O intuito desse estudo não é fazer com que você deixe de usar nenhum desses canais, mas entender melhor as diferenças para poder tomar decisões melhores. 😊

App’s de Delivery

 

Os app’s de delivery são portas de entrada muito frequente no ecossistema de delivery, elas abrirão o seu negócio para a descoberta de novos usuários que talvez não o conheçam ainda.

Incrível, não é? Porém existem alguns pontos a serem levados em consideração como, por exemplo:

1)   Altíssima concorrência;

2)     Altíssimas taxas de serviço que acabam comendo uma parcela considerável da sua margem de lucro;

3)     Falta de acesso aos dados dos seus clientes o que dificulta a fidelização.

App ou site próprio

 

App’s e sites próprio também são uma boa opção para quem está se aventurando no mundo dodelivery, porém, assim como os app’s de delivery, é importante levar os seguintes pontos em consideração.

1)     É necessário investimento financeiro e conhecimentos técnicos em marketing digital para fazer com que novos clientes descubram o seu site e app;

2)     Instalação de app’s além de custar dinheiro para o seu negócio custa tempo, esforço, memória do celular e pacotes de dados do cliente que muitas vezes pode não estar disposto a se pagar;

Por conta disso, fazer com que novos clientes comprem pelo app seja mais desafiador para novos usuários e custoso para você.

Atendimento por WhatsApp

 

Outra forma de atendimento que tem se tornado cada vez mais procurado e desejado pelos usuários é o atendimento por meio de mensagens de WhatsApp. Muitos estabelecimentos já oferecem essa opção de canal para os seus clientes.

Mas, assim como as outras opções, existem alguns pontos de atenção:

1)    É necessário ter um ou mais funcionários dedicados no atendimento para conseguir responder a todos os clientes;

2)   A tomada do pedido se dá de forma manual o que pode acarretar erros humanos ou erros de comunicação com a expedição;

3)   Caso o n° de mensagens esteja muito alto, seus clientes podem acabar demorando para serem atendidos e por conta da demora, podem decidir pedir em outro lugar por não quererem esperar;

4)     Falta de controle dos pedidos feitos por WhatsApp não ajudam a entender como está o desempenho do seu delivery.

O Aarim desenvolveu o AWL para ajudar negócios, de uma forma geral, a melhorar o seu atendimento via WhatsApp. Com o AWL, seu negócios e comunica de forma automática e instântanea com todos os seus clientes usando a sua identidade. Você tem um número de telefone único para todas as suas lojas, mesmo que elas sejam em estados ou até mesmo países diferentes, e você se comunica com a sua linguagem! Além disso, as integrações da plataforma permitem que os pedidos saiam da conversa de WhatsApp direto para a sua impressora, de forma a mitigar possíveis erros de tomada de pedido.

Entre em contato com os nossos gênios e saiba mais como que o Aarim pode ajudar o seu negócio à impulsionar suas vendas.