Abrir um restaurante é um dos primeiros insights dos empresários ou chefes de cozinha que estão constantemente buscando novas formas de investimento. O primeiro passo para obter sucesso no seu negócio é definir, dentre os tipos de restaurante, qual é o melhor para você. Afinal sua ideia e seu tipo de cozinha devem estar alinhados com o ambiente e com o produto em destaque.
Buffet: nessa modalidade, o próprio cliente se serve. É bastante comum o buffet livre nesse tipo de restaurante, mas você também pode cobrar por peso. Atente-se ao cardápio: ele tem de ser bastante diverso para que o cliente tenha a liberdade de escolher o que deseja consumir.
Foodtruck: os “caminhões de comida”. Neles, são vendidos diversos tipos de alimentos, especialmente os junkfoods: hambúrguer, pastel, churros, sanduíches, entre outros.
Normalmente, são alimentos de baixo custo, por isso, atingem um grande público. Mas a grande vantagem é a mobilidade, você pode ir a diferentes regiões para atender a vários clientes.
Popular: se você deseja ter um público frequente, uma clientela, vale considerar essa opção. Os restaurantes populares são aqueles que recebem um número enorme de pessoas.
Fast food: o restaurante fast food (comida rápida, em inglês) é o mais famoso ao redor do mundo. Ele oferece um serviço rápido e preços acessíveis, como uma opção momentânea para matar a fome e se reunir com os amigos.
Hamburgueria: uma das maiores tendências no Brasil são as hamburguerias. Isso porque o hambúrguer artesanal, carro-chefe desse estabelecimento, tem se tornado um dos pratos favoritos do jovem brasileiro.
Muitos restaurantes desse segmento são inspirados no estilo americano para dar atender a um público ainda maior, vale a pena servir cervejas diferenciadas para combinar com os pratos.
– Bistrô: o bistrô é um restaurante intimista, com estilo despretensioso. As mesas são pequenas e o ambiente prioriza a interação entre o cliente e o dono, com um atendimento personalizado.
Típico: esse estilo de restaurante possui cardápio com comidas típicas de determinado lugar. Em nosso país, é muito comum encontrarmos estabelecimentos gastronômicos com culinária característica de alguns estados, como é o caso da mineira, gaúcha e baiana, por exemplo.
Além da comida regional, há possibilidade de abrir um restaurante que ofereça comida típica de outros países.
Grill: para os amantes de carne, uma ótima ideia é abrir um restaurante grill. Ele oferece um cardápio baseado em carnes grelhadas: boi, frango, porco, peixes são as principais pedidas para o menu.
Deve-se pensar no restante do cardápio como acompanhamento. Inclua bebidas, porções de frios e pratos que harmonizem e complementem as carnes.
Jantar fino: esse tipo de restaurante preza pela elegância, requinte e luxo. O público tem maior poder aquisitivo, mas é também mais exigente com a qualidade dos pratos e sofisticação do ambiente, contando com um espaço que diz respeito ao seu estilo de vida.