Open Delivery: O que é?

Com o advento da pandemia, o mercado de delivery alimentício cresceu consideravelmente. Como as pessoas não podiam sair de suas casas, acabavam recorrendo aos diversos tipos de plataforma para gerar seus pedidos.

Com isso, os estabelecimentos de food correram para se adequar a essa nova maneira de viver. Entretanto, a forma de cadastro nessas plataformas acaba limitando e dificultando processos que poderiam ser muito mais rápidos e eficazes.

É muito comum que os marketplaces tenham formulários de cadastro de estabelecimento, diferentes um dos outros, uns com mais detalhes, outros com mais campos etc., isso acaba atrasando os comerciantes na hora da implantação das suas lojas nessas redes.

O Open Delivery é um projeto dirigido pela Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) inspirado no Open Banking, ou seja, é um banco de dados com um protocolo único onde os estabelecimentos se cadastrariam e colocariam suas informações com o intuito de facilitar o processo de cadastramento em aplicativos, marketplaces etc.

Uma outra barreira existente, são as várias abas que o comerciante tem que ter em seu computador para atender pedidos de diferentes redes de delivery. Com o Open delivery elas seriam transferidas para um lugar só, sendo assim, mais fácil gerenciar os pedidos além de criar uma fila única para os diversos pedidos feitos em diferentes lugares.

Então o Open Delivery vem como um projeto para solucionar esses tipos de problema, facilitando tanto os comerciantes quanto as plataformas de delivery, além de promover a entrada de outras empresas nesse ramo e dessa forma ampliar a concorrência entre elas.

O Open Delivery ainda está em fase de teste, mas já cria um sentimento de mudança no ar e você, gostou desse projeto? Te ajudaria ter ele em andamento?