Com o avanço da tecnologia, as formas de comunicação vem sofrendo diversas modificações. As empresas, ao longo desse tempo, tiveram que se adaptar e mudar sua forma de interagir com o público. Empresas que antes prezavam uma linguagem formal, hoje se comunicam de forma mais fluida e informal, a fim de se aproximar cada vez mais do seu consumidor final.
Seguindo essas tendências tecnológicas, surgiu uma necessidade de estabelecer uma comunicação personalizada, que permitisse escalabilidade aos negócios. A partir disso, foram criados os chatbots. Essa ferramenta permite que os funcionários do negócio não aloquem o seu tempo na solução de dúvidas regulares ou até mesmo na elaboração de ordem de pedidos simples, podendo então se dedicar a outras atividades mais relevantes à empresa. Além disso, o chatbot consegue criar relacionamento com vários clientes simultaneamente e, portanto, são mais produtivos que os humanos nesse processo, além de mais econômicos.
Ao longo desse artigo, falaremos mais sobre os chatbots, sua aplicabilidade na rotina das empresas e porque ele pode se transformar em um grande aliado do seu negócio!
O que é chatbot e para que serve?
Chatbot é um software que utiliza a inteligência artificial para manter uma conversa com um humano por meio de redes sociais, sites e outras plataformas digitais. Elaborar uma ordem de pedido do cliente e enviar para o sistema interno da empresa é um dos processos operacionais que um chatbot pode realizar. Fora isso, pode conter em sua estrutura respostas pré programadas ou uma inteligência artificial mais complexa, de forma que reconheça a resposta dos clientes e consiga estabelecer uma conversa mais inteligente.
Como uma das principais funcionalidades do chatbot, podemos citar o fato de possuir respostas imediatas ao cliente, independentemente do momento o qual a mensagem for enviada. Mesmo se os clientes entrassem em contato pela madrugada, conseguiriam ter suas dúvidas respondidas e obter todo o auxílio possível do programa.
Além disso, para as empresas que querem reduzir seus custos, o chatbot é uma ótima solução, visto que o robô consegue atender mais clientes simultaneamente, enquanto um ser humano conseguiria atender apenas uma solicitação por vez, gerando assim uma otimização do tempo dos colaboradores. Uma vez que esse chatbot é mais produtivo que um atendimento humano individual, a empresa pode reduzir sua lista de colaboradores destinados àquela área e investir na captação de profissionais estratégicos para demais departamentos.
Como transformar o chatbot em um aliado do seu negócio?
As vantagens da utilização do chatbot nas organizações são muitas, contudo, é válido destacar dois fatores que esse tipo de inteligência consegue exercer, que não seriam aplicáveis da mesma forma pelos seres humanos:
- Relacionamento com leads e clientes
Os chatbots são capazes de armazenar as interações dos usuários com a plataforma e as principais palavras-chave. Com base nisso, podem acessar o histórico desse cliente e sugerir produtos, conteúdos e suporte relacionado aos interesses prévios do usuário.
Além disso, podem armazenar essas informações para que o time de marketing da empresa possa fazer análises relevantes do comportamento do público em seus portais.
Dessa forma, o bot consegue oferecer conteúdos relevantes ao usuário, de forma que consiga aliviar suas necessidades e criar um relacionamento personalizado desse usuário com a empresa.
Esse tipo de atividade, por sua vez, não seria possível de ser realizada por um ser humano, visto que, além de não ter a capacidade analítica de um computador, não seria capaz de fazer sugestões tão assertivas e reconfigurar o algoritmo de forma precisa, como o chatbot faz.
- Para falar com os usuários onde eles estão
O segundo ponto que merece destaque é a adaptabilidade dos bots para as mais diversas plataformas digitais existentes. Hoje, é possível configurar esse tipo de inteligência para formulário de dúvidas em sites institucionais, bem como o atendimento de uma empresa via mídias sociais.
Desse modo, os chatbots podem estar presentes nos meios de comunicação preferidos do público alvo do negócio, bastando com que o empreendedor defina quais são os canais mais relevantes para esse tipo de comunicação, de forma a facilitar o atendimento e interação com os clientes.
Ainda não está convencido das vantagens de utilizar uma automatização para construir um bom relacionamento com os seus clientes? Leia esse post do nosso blog que apresenta algumas outras vantagens de utilizar um programa como esse e repense isso!
Por fim, pela mudança no perfil de comunicação do público, é importante que o empreendedor esteja sempre por dentro das novidades desse segmento e estude-as, a fim de melhorar os resultados do seu negócio. Esperamos que tenha ficado claro os motivos para investir em uma tecnologia de automatização no atendimento aos clientes e seus benefícios para o negócio.
Preparado para investir nessa tecnologia e revolucionar a forma como o seu negócio se posiciona no mercado perante o público? Entre em contato com os nossos consultores e entenda como o Aarim pode ajudar o seu negócio a impulsionar suas vendas!